Salas do futuro trocam quadros e cadernos por telas interativas
Na escola fundamental, alunos
poderão trabalhar em mesas que permitem interações. Na universidade, a
virtualidade pode transformar qualquer lugar num cenário para aprender.
Algumas escolas da Alemanha estão usando tecnologia de ponta como apoio
didático. O Futurando mostrou como os alunos aprendem de forma
divertida, fazendo passeios virtuais por lugares históricos ou estudando
o corpo humano em visualizações tridimensionais.
Mas
essa não é a única proposta. No mundo inteiro, pesquisadores buscam
soluções tecnológicas para incrementar o ambiente de ensino e
proporcionar cenários mais atraentes para uma geração que já nasceu na
era digital. No que depender da criatividade e das pesquisas, vai ser
cada vez mais interessante ir à escola.
Gigantes
da tecnologia estão interessadas em participar desse mercado. A
Microsoft e a Intel desenvolvem projetos para antecipar os próximos
passos. A empresa de Bill Gates criou um vídeo com animações
computadorizadas que mostram o conceito de uma sala de aula como espaço
para trocas multiculturais. Nela, crianças de diferentes países
conversam em tempo real sobre suas culturas, por meio de telas
interativas gigantes que funcionam como janelas do conhecimento.
Fonte: Portal Terra por Ivana Ebel
O
professor pode preparar apresentações em programas comuns de
computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de
sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo
programado, navegar na internet com os estudantes.
Pode
ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a
participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de
um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou
por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas
as formas.
Nada
do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é
possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos
alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até
compartilhada com os estudantes, via e-mail.
Esse
equipamento é utilizado como se fossem os clics do mouse em uma tela de
computador gigante, ou como uma caneta escrevendo sobre o quadro: os
movimentos da caneta são enviados a um computador que os transforma em
imagens projetadas no quadro.
A
caneta interage com qualquer programa de computador e conta também com
softwares para desenvolvimento, organização e comunicação das
disciplinas a serem lecionadas.
O
que torna o touch board interativo é o fato de que, a qualquer momento,
através da sugestão de um aluno ou de um insight do professor, a aula
pode ter um enriquecimento, pois está em constante acesso à internet e à
infinita disposição de informações da rede.
Fonte: Maurício Oppitz
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